Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

8 de fevereiro de 2009

Planejamento Anual - 3º Ano

Oi amigas... aos poucos vou atualizando meu blog.
Este é o Planejamento Anual da minha turminha de 3º Ano.


Educar é, em essência, ensinar o encanto pela possibilidade. Logo, educação é a arte de ensinar o exercício da liberdade. Só é “livre quem é capaz de optar entre as diferentes possibilidades”.

Gilberto Dimenstein.

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

I e II Semestre

Apresentação

O domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo e produz conhecimentos, sendo assim temos a responsabilidade de garantir a todos os alunos o acesso aos saberes lingüísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos.

Objetivo Geral

Utilizar a língua oral e escrita para expressar sentimentos, experiências e idéias, acolhendo, interpretando, considerando e respeitando os diferentes níveis de expressão veiculada no sistema de comunicação, escrevendo·textos com coesão e coerência, respeitando o sistema de pontuação e ortografia convencional, buscando as informações necessárias para
a compreensão da língua na elaboração e produção de textos (orais e escritos), considerando características dos gêneros literários, revisando os próprios textos e valorizando a leitura como fonte de fruição estética, entretenimento e cultura, e a escrita, como registro da oralidade.

Objetivos Específicos

  • Ler, considerando as estratégias de leitura;
  • Reconhecer os diferentes gêneros textuais a partir da organização do texto;
  • Perceber diferenças entre a língua oral e a língua escrita;
  • Estabelecer as regularidades ortográficas (inferir as regras) e constatar as irregularidades (ausência de regras) de g,ga,gu,Ge,gi,gua,gui ; j,q; m e n em final de silabas; l o e u em final de palavras as letras s e z em final de palavras
  • Inserir as principais novas regras gramaticais: EM ANEXO.

Conteúdo Programático de Língua Portuguesa – I Semestre

I Bimestre

  • 01 – João Preguiçoso

- Estudo do Texto

- Produção de palavras

- Gramática – O Alfabeto

- Ortografia – Sílabas com r inicial e r dobrado

  • 02 – Amigos do Peito

- Estudo do Texto

- Atividade com palavras

- Gramática – O emprego das letras maiúsculas e minúsculas

- Ortografia – Silabas com r brando

  • 03 – O Elefante Basílio

- Estudo do Texto

- Produção de palavras e frases

- Gramática – Antônimo e Sinônimo

- Ortografia – Sílabas com r pós-vocálico

  • 04 – A festa no Céu

- Estudo do Texto

- Produção de texto

- Gramática – Encontro Vocálico

- Ortografia – O emprego do til

  • 05 – Em boca fechada não entra estrela

- Estudo do Texto

- Produção de texto

- Gramática – Encontro Consonantal

- Ortografia – Sílabas com r intercalado

II Bimestre

  • 06 – O Menino Maluquinho em “O Jiló”

- Estudo do Texto

- Produção de texto

- Gramática – Dígrafo

- Ortografia – Sílabas com ch e x

  • 07 – A Bruxa Onilda

- Estudo do Texto

- Produção de texto

- Gramática – Sílaba

- Ortografia – Sílabas com j e g

  • 08 – O Coelhinho Sinézio

-Estudo do Texto

- Produção de texto – história em quadrinho

- Gramática – Acento agudo e circunflexo

- Ortografia – Sílabas com lh

  • 09 – A velha Misteriosa

- Estudo do Texto

- Produção de texto

- Gramática – Sinais de Pontuação (I)

- Ortografia - Sílabas com L intercalado

  • 10 – A Casa Pequena

- Estudo do Texto

- Produção de texto – Narração a partir de uma seqüência de cenas

- Gramática – Sinais de Pontuação (II)

- Ortografia – Sílabas com L pós-vocálico

Língua Portuguesa - II Semestre

III Bimestre

  • 01 – A Maior das Aves Vivas

- Estudo do Texto

- Produção de texto – Texto Informativo

- Gramática – Substantivo Próprio e comum

- Ortografia – Sílabas com s inicial e s dobrado

  • 02 – Ed Camaleão

- Estudo do Texto

- Produção de texto – Narração a partir da leitura de um texto

- Gramática – Substantivo Coletivo

- Ortografia – Sílabas com s pós-vocálico

  • 03 – Aldo, o Peixe – boi

- Estudo do Texto

- Produção de texto – Anúncio

- Gramática – Artigo

- Ortografia – Sílabas com s (som de z) e z

  • 04 – A origem do Sol e da Lua

- Estudo do Texto

- Produção de texto – Resumo de uma história

- Gramática – Gênero do Substantivo

- Ortografia – Sílabas com z pós-vocálico

  • 05 – Os três porquinhos

- Estudo do Texto

- Produção de texto – Resumo e finalização de uma história

- Gramática – Número do substantivo

- Ortografia – Silabas com m pós-vocálico

IV Bimestre

  • 06 – Os gansos e a tartaruguinha

- Estudo do Texto

- Produção de Texto – Carta

- Gramática – Grau do Substantivo

- Ortografia – Sílabas com nh

  • 07 – Abu Ali conta seus burros

- Estudo do Texto

- Produção de texto – Bilhete

- Gramática – Adjetivo

- Ortografia – Sílabas com qu

  • 08 – O Grande Cão – Curso

- Estudo do Texto

- Produção de texto – Descrição animal

- Gramática – Pronome

- Ortografia – Sílabas com n pós-vocálico

  • 09 – A Panela Mágica

- Estudo do Texto

- Produção de texto – Descrição de uma personagem

- Gramática – Verbo – Presente do Indicativo

- Ortografia – Sílabas com c e ç

  • 10 – João, o menino que prendia a imaginação

- Estudo do Texto

- Produção de texto – Cartão de Natal

- Gramática – Verbo – Pretérito do Indicativo

- Ortografia – Sílabas com gu

DISCIPLINA: Matemática

I e II Semestre

Apresentação

O ensino de Matemática costuma provocar duas sensações contraditórias, tanto por parte de quem ensina como por parte de quem aprende.

A constatação da sua importância apóia – se no fato de que a Matemática desempenha papel decisivo, pois permite resolver problemas da vida cotidiana, tem muitas aplicações no mundo do trabalho e funciona como instrumento essencial para a construção de conhecimento em outras áreas curriculares. Do mesmo modo, interfere fortemente na formação de capacidade intelectuais, na estruturação do pensamento e na agilização do raciocínio dedutivo do aluno.

Objetivo Geral

Questionar a realidade formulando – se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise critica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Objetivos Específicos

  • Resolver situações-problemas que envolvam contagem e medida, significados das operações e seleção de procedimentos de cálculo;
  • Comparar e ordenar quantidades que expressem grandezas familiares aos alunos, interpretar e expressar os resultados da comparação e da ordenação

Conteúdo Programático de Matemática – I Semestre

I Bimestre

· 01 – O Sistema de Numeração Decimal

- A formação de dezenas

- O valor posicional

- A formação das centenas

- Centenas Exatas

- Unidades, dezenas e centenas – Números até 999

· 02 – Os Números Naturais

- A sucessão de números naturais

- Números pares e números ímpares

- Comparando números naturais

- Comparando números com dois algarismos

- Comparando números com três algarismos

- Números o ordinais

II Bimestre

· 03 – Adição

- Adição: a idéia de juntar quantidades

- Adição com reagrupamento: unidades e dezenas

- Adição com reagrupamento: unidades, dezenas e centenas

· 04 – Subtração

- Subtração com recurso

- Subtração com dois recursos

Matemática - II Semestre

III Bimestre

· 01 – Multiplicação: fatos fundamentais

- Multiplicação: adicionando quantidades iguais

- Construindo as tabuadas

- Multiplicação: aprenda um pouco mais

· 02 – Multiplicação com Reserva

- O dobro, o triplo e o quádruplo

- Adição, subtração e multiplicação

· 03 – Divisão

- Repartindo em partes iguais

- Divisão exata e divisão inexata ( não-exata)

- Quantas vezes cabe?

IV Bimestre

· 04 – Dividindo de um modo mais fácil

- Aprendendo um pouco mais

- A metade, a terça parte e a quarta parte

· 05 – Medidas

- O centímetro

- O metro

- O litro

- O quilograma

- O ano

- A hora

· 06 – Geometria

- Linhas

- Linhas simples

- Linhas poligonais

- Polígonos

DISCIPLINA: Ciências Naturais

I e II Semestre

Apresentação

A formação de um cidadão critico exige sua inserção numa sociedade em que o conhecimento cientifico é cada vez mais valorizado.

Neste contexto, o papel das Ciências Naturais é o de colaborador para a compreensão do mundo e suas transformações, situando o homem como individuo participativo e parte integrante do universo.

Objetivo Geral

Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.

Objetivos Específicos

  • Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive;
  • Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.

Conteúdo Programático de Ciências Naturais – I Semestre

I Bimestre

  • 01 – Nosso Ambiente
  • 02 – Ambiente Escolar
  • 03 – Conservação do Ambiente
  • 04 – A água no ambiente escolar
  • 05 – Ainda a água

II Bimestre

  • 06 – Estados físicos da água
  • 07 – A chuva
  • 08 – O Jardim e a horta
  • 09 – Outros tipos de solo
  • 10 – A importância do ar

Ciências Naturais - II Semestre

III Bimestre

  • 01 – Ar em movimento
  • 02 – Hora da merenda
  • 03 – Os alimentos
  • 04 – Nosso corpo
  • 05 – Outros animais vertebrados

IV Bimestre

  • 06 – Animais que não têm coluna
  • 07 – Fungos e bactérias
  • 08 – Duas doenças: Malaria e doenças de Chagas
  • 09 – Saneamento básico
  • 10 – Fim do ano

DISCIPLINA: História

Apresentação

A formação cidadã se fundamenta no objetivo de fortalecer nos alunos o valor da democracia e da justiça social, levando os a adquirir gradualmente capacidade que lhes permitirão participar da vida coletiva. Os alunos serão mobilizados a discutir problemas da realidade em que vive refletindo sobre eles e formulando propostas possíveis de intervenção nessa realidade. Considerando que o estudo de História , pode ser uma ferramenta importante para o aluno compreender o mundo em que vive, respeitando as diferenças e atuando de forma consciente e responsável.

I e II Semestre

Objetivo Geral

Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia – a – dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.

Objetivos Específicos

· Resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento. Entender o passado também é importante para a compreensão do presente;

· Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço.

· Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo – a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia.

Conteúdo Programático de História – I Semestre

I Bimestre

· 01 – Você, criança

- Você tem uma identidade

- Você sozinho

- Você e os outros

- As pessoas contam como você

· 02 – O tempo passa

- Um dia na vida de uma criança

- Todos nós temos uma história

- Vivenciando as etapas da vida

II Bimestre

· 03 – Quantas famílias no mundo!

- A família

- Uma foto para o álbum da família

- Colaboração em família: ela começa com as pequenas coisas

- Enquanto isso, numa casa

- Vivenciando um costume de família

- Vivenciando regras de convívio social

· 04 – História da construção das casas

- Cabanas e tendas: as primeiras casas construídas (Projeto Oscar Niemayer)

- Das cabanas e tendas aos arranha – céus

- Quando as pessoas não têm um bom lugar onde morar

- Coisas que contam a historia da casa e da vida das pessoas.

História - II Semestre

III Bimestre

· 01 – O município se transforma

- O município tem história

- O governo do município

- O lazer no município de Vale Verde

· 02 - O cidadão consciente

- A união faz a força

- Saber escolher para melhor consumir

· 03 – A Escola

- Escola é sempre escola

- Estudar é uma grande oportunidade

· 04 – Trabalho em grupo

- Um projeto para trabalho em grupo

- As páginas do minilivro

DISCIPLINA: Geografia

I e II Semestre

Apresentação

O ensino de Geografia pode levar os alunos a compreenderem de forma mais ampla a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente e propositiva. Para tanto, porém, é preciso que eles adquiram conhecimentos, dominem categorias conceitos e procedimentos básicos com os quais este campo do conhecimento opera e constitui suas teorias e explicações, de modo a poder não apenas compreender as relações socioculturais e o funcionamento da natureza às quais historicamente pertence, mas também conhecer e saber utilizar uma forma singular de pensar sobre a realidade: o conhecimento geográfico.

Objetivo Geral

Compreender que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos , os avanços técnicos e tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistas decorrentes de conflitos e acordos, que ainda não são usufruídas por todos os seres humanos e, dentro de suas possibilidades, empenhar – se em democratizá – las.

Objetivos Específicos

· Desenvolver a capacidade de expressar - se de forma critica diante dos problemas sociais;

· Conhecer o meio social em que vive possibilitando-o descobrir a existência de realidades diferentes;

· Entender a evolução dos fatos históricos e geográficos do seu bairro, de seu município, do seu estado e de seu país como resultantes de um longo processo de transformação.

Conteúdo Programático de Geografia – I Semestre

I Bimestre

· 01 – Quantas crianças no mundo!

· 02 – Direito de ser feliz

II Bimestre

· 03 – Casas e mais casas ( Projeto Oscar Niemayer)

· 04 – Trabalhando com plantas

Geografia - II Semestre

III Bimestre

· 01 – Onde vivemos?

· 02 – Os sinais de trânsito

IV Bimestre

· 03 – Representando a sala de aula

· 04 – A Terra e o Sol

· 05 – Estudando a natureza

Metodologias Gerais

* As aulas serão desenvolvidas numa interação/ teria/ação, utilizando – se dos recursos abaixo:

- Dinâmicas de grupo;

- Aula dialogada e expositiva;

- Construção de mini – projetos e peças teatrais

- Utilização de recursos audiovisuais

- Trabalho individual e de grupo

Recursos Didáticos

- Filmes:

- Músicas;

- Quadro –giz;

- Fichas de Leitura;

- Fichas de produção de texto

- Jornais e revistas

- Jogos

Avaliação

“Melhor que ensinar é levar o outro a aprender” – Anísio Teixeira

A avaliação será processual e continua observando – se a evolução e a apropriação do conhecimento. Serão utilizados como procedimentos avaliativos os itens abaixo.

- Observação do crescimento individual e coletivo dos alunos;

- Trabalhos individuais e de grupo;

- Síntese de textos;

- Provas escritas;

- Produção de textos;

- Elaboração de mini – projetos;

Também será considerado o desenvolvimento de capacidade e atitudes inerentes ao exercício das atividades, como:

- Pontualidade;

- Assiduidade;

- Envolvimento com colegas e disciplina;

- Participação nas aulas;

- Capacidade de análise e síntese;

- Autonomia nos estudos.

Referência Bibliográfica

- PCN’s

- Um Jeito de Aprender 1º e 2º Semestre – Livro Adotado

- Novo - Aquarela do Saber (Apoio – Livro da Escola)

- Assim eu Aprendo (Apoio – Livro da Escola)

- Eu Gosto ( exemplar próprio)

- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)

- Revista Guia Prático para professores – Ensino Fundamental I e II (exemplar próprio)

- Internet - Google

26 comentários:

Educação Infantil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
thais disse...

Sou thais , estudandante de pedagogia e me apaixono cada dia mais ainda não estou trabalhando no ambiente escolar por falta de oportunidades , morro em joão pinheiro - mg adorei seu planejamento acho que seu método de ensinar é muito bom , mas queria te pedir uma sugestão como posso estar ensinando centenas aos alunos , ou seja como apresentar a eles de maneira claro e eficaz.

abraços em cristo .

espero respostas .

2009 disse...

Ótimo o seu planejamento, me ajudou bastante.
Estava com dúvidas sobre o conteúdo para o 3º ano do ciclo e como aplicá-lo, vi seu blog e nele tudo o que buscava.
Amei tudo por aqui.
Parabéns!
Que DEUS continue a abençoá-la!
Se precisar de algo e caso possa ajudá-la eu o farei com certeza.

Thaís disse...

Amei seu Planejamento,me ajudou muito,pois a minha turma de 3° ano é uma experiência nova e sou recém formada tenho muita vontade de realizar um ótimo trabalho com os meus alunos,te agradeço muito pelas dicas.
Mas meu maior desafio é ensinar Matemática,pois tenho um pouco de dificuldade em ensinar de uma forma fácil de ser compreendida pelos meus alunos,peço sugestões(se possível),para ensinar multiplicação e divisão,utilizando também o material dourado...
Obrigada,Beijos

Renata disse...

Olá, sou recém formada e vou começar a trabalhar essa semana com uma turma do 2º ano, e o teu plano de aula me ajudou muitíssimo, foi um norte maravilhoso para eu conseguir construir o meu.Deus te abençoe por ser tão inteligente e estar ajudando a outros profissionais da educação nessa tarefa tão árdua que é o de educar. Parabéns!!!!!!

Thiago Rodrigues disse...

OBRIGADOOOOO!

vc me ajudou muito pois ja estava me tirando o sono. Quando encontrei esse plano lindo e maravilhoso, adorei. Muito obrigado

Aurenir

cila araujo da silva disse...

gostei muito do seu plano, bem abrangente nos conteúdos, parabéns beijos e abraços.

Julia disse...

Olá, parabéns pelo blog e pelo exclente planejamento. Bom, estou iniciando minha carreira com uma turma de 3 ano, gostaria se possível, que você fizesse alguns comentários sobre essa série, as característica, necessidades e particulariedades dessa etapa. Obrigada!!

paulinha disse...

Seu planejamento, me ajudou muito,
pesso uma dica de como ensinar de forma criativa e dinamica no 3°ano fundamental...
estou estagiando numa turma muito complicada,tem crianças que ja sabem ler uotras que nem conhece o alfabeto, outras com necessidades especiais. o que fazer me ajude..

Arycéllia disse...

Tudo o q é bem feito merece ser comentado : P A R A B É N S!! Amei o seu blog e desejo q o MESTRE DOS MESTRES: JESUS continue t iluminando!! God bless you!!!

Marcia Zatorre disse...

Obrigada por partilhar. Vou assumir 4º ano recém alfabetizado...SOCORRO! rsrsrs
Abração!

Cantinho Do saber disse...

Eu Keria ki a Senhora mandasse os textos do planejamento do conteudo de Lingua Portiguesa para o seguinte e-mail...> xavier.vf22@hotmail.com

priscila disse...

Realmente é muito bom o seu plano de curso.
Um dos melhores que já vi até agora.
Parabéns!

Juninho disse...

Está ótimo seu planejamento vou continuar com minha turma no 3º ano,obtive uma visão mais ampla dos conteúdos a serem trabalhados.
Abraços.
Cacilda de Campinas
31/01/2011

Renato Moreira de Paula disse...

Meu nome é Renato e vou trabalhar este ano com o terceiro e ano e adorei o seu planejamento anual o que facilitará demais o meu trabalho. muito obrigado

Rilda disse...

Agradeço pelo seu plano anual, pois me ajudou muito, que Deus continue ajudando a você a ajudar tantas pessoas que não tem o seu potencial de desenvolvimento. Valeu mesmo! Bjs!

Luana disse...

Tatyana, vc está de Parabéns, o seu planejamento ficou muito bem elaborado, objetivo, me ajudou muito.... Obrigada e sucesso........... Mayra MG

flora disse...

Sou Maisa, acabei de me formar, e começo neste ano de 2011 a trabalhar com uma turma de 3ºano do ensino fundamental. Esava me sentindo perdida, sem saber como fazer o planejamento anual, mas agora tudo ficou claro. Obrigada!

ensinando e apredendo disse...

achei interessante e dinâmico seu planeja,ento anual, mas como faço para cobter seus conteudos?
Obrifgada me a espelharei em vc para realizar meus trabalhos.

Professor Gilson Dias disse...

O mundo precisa de pessoas como você, que doa parte de seu tempo para dividir seus conhecimentos com os outros.

Adriana Feitosa d`Almeida disse...

A melhor coisa do mundo,é você poder dividir conhecimentos,com outros colegas e,ter a oportunidade de colocá-los em prática.Adorei a organização do Planejamento Anual-3º Ano. Parabéns!

Analu Costa disse...

Parabéns pela dedicação, adorei, beijos

Analu Costa disse...

Obrigada por se preocupar em ajudar outras pessoas. Lindo trabalho, parabéns!!!

Meu blog Mary disse...

Olá, gostei muito do seu planejamento. Parabéns!

Meu blog Mary disse...

Preciso fazer o mesmo que você. Atualizar o meu blog. Um grande abraço e que Deus ti abençoe!

Meu blog Mary disse...

Olá, eu sou Rosemary e gostei muito do seu planejamento. Tenho que fazer o mesmo que você atualizar o meu blog. Você é uma pessoa especial. Continue assim, que Deus ti abençoe. Parabéns!